quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tradições de Macarani

São João e São Pedro

Macarani, tem como padroeio São Pedro, por este motivo a cidade prorroga as festas juninas que já tem grande repercursão em toda região sudoeste da Bahia, do dia 23 até o dia 29 de junho.

Barracas de barro e palha são montadas na praça principal da cidade, onde são servidas bebidas típicas como quentão, caldo de pinto, caldo de feijão, mingal de milho, "vaca atolada", bem como comidas típicas como: amendoim cozido, milho cozido, pipoca, entre outras.

Ao tempo em que os fogos de artifício iluminam as noites frias de junho, muitas vezes com o famoso sereno, na noite do dia 23 de junho fogueiras são acesas nas ruas em homenagem a São Pedro, e as pessoas soltam fogos e "tracks", "chuvinha", e em alguns pontos da cidade acontecem as festas de bairros, onde os próprios moradores enfeitam as ruas com bandeirolas, palhas de coqueiros, balões, desenhos e pinturas nos postes, preparando assim a rua para receber os visitantes quem vem de diversas partes do país para prestigiar esta festa tão bonita que acontece aqui. Em algumas ruas acontecem pequenos shows de forró ou brincadeiras como: "quebra pote", "pau de cebo", "cirandas" e a mais fomosa de todas, a quadrilha, onde todos brincam e se divertem ao som do tradicional forró pé de serra.

Por volta da madrugada do dia 24, após os festejos nos bairros, as pessoas geralmente se dirigem para a praça principal para continuar a festa com bandas típicas de forró, que se apresentam em dois palcos principais, sempre que uma banda termina a outra já começa a tocar não deixando que a poeira do forró acabe.

Geralmente as escolas realizam atividades com os alunos, voltadas às festividades da época, fazendo com que essa chama da cultura permaneça sempre acesa. O Colégio Normal São Pedro, já tem uma data específica onde sempre realiza a famosa "Festa do Pedão", aberto ao público em frente ao colégio.

Apesar de Macarani ser uma cidade nordestina, nas noites de Junho, os termômetros de já registaram uma temperatura de 8ºC, o que reforça a ideia de fazer a fogueira para se aquecer.

Nestas datas acontece também a cavalgada de São Pedro, onde pessoas montadas a cavalo desfilam do Márjorie Parque até a Igreja Católica, onde é passada uma mensagem de paz a todos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário