Quinta-feira, 15 de abril de 2010 - 11:46
Em um ano, a escola teve turma que iniciou com 52 estudantes e terminou com apenas cinco, mas agora são raros os registros de falta de alunos nas aulas. O estudante do ensino fundamental Bryan Lennon, 10 anos, mostra como o computador e a internet facilitam seu aprendizado e tornam as aulas mais atrativas. O diretor e professores do colégio contam como eram avessos à tecnologia. Uma delas lembra que não sabia ligar um computador. Mas o cenário mudou com a chegada do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), do Ministério da Educação, que tem como objetivo introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública.
O programa Caminhos da Escola também viaja até o Rio de Janeiro e vai até a Escola Pedro Álvares Cabral, em Copacabana. É nela que acontece o debate dos estudantes com a escritora e atriz Elisa Lucinda. Ela fala sobre sua carreira, seu tempo de escola e como as artes podem influenciar na vida das pessoas. O colégio realiza oficinas de dança, música e teatro e os estudantes conversam com Elisa sobre como a escola pode se reaproximar das artes.
A atriz já foi professora e jornalista e aproveita a oportunidade para recitar alguns poemas de sua autoria para os jovens.
Nesta edição, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo Hermínio Pagotto cumprem o desafio de criar uma cartilha sobre o cultivo de abelhas nativas para produtores rurais de Araraquara (SP). O material será distribuído para que donos de pequenas propriedades trabalhem na preservação dessas abelhas que correm risco de extinção devido ao desmatamento, às queimadas e ao uso de agrotóxicos.
O programa Caminhos da Escola é uma parceria do MEC com a TV Cultura, realizado pela Conspiração Filmes. O objetivo é mostrar como a educação é capaz de transformar trajetórias individuais e sociais, dentro e fora da escola. O programa é exibido toda quinta, às 22h na TV Escola, com reprises aos sábados, às 17h e segundas, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas televisões por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).
Assista à chamada do programa.
Assessoria de Imprensa Seed/MEC
Palavras-chave: Caminhos da escola, tecnologias da informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário