SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – 2010
ALUNO: Luiz Artur Meira Moura
TUTOR: Maria das Graças Ferreira Telles
ATIVIDADE 2: Resumo – Sintetizando as ideias - Fonte de Consulta: Módulo Rádio completo.
O Módulo Rádio do curso de mídias na educação, tem como principal objetivo mostrar a utilidade do rádio como uma excelente ferramenta de transmissão do saber, bem como quais tipos de atividades podem ser realizadas com ele, benefícios e malefícios que este traz à saúde.
A SUA IMPORTÂNCIA
Fatos históricos relatam a grande importância que o rádio trouxe à comunicação, ampliando os horizontes de desenvolvimento de novas tecnologias que aproximassem cada vez mais a informação das pessoas. E apesar dos grandes avanços tecnológicos, alguns equipamentos ultramodernos ainda utilizam as ondas de rádio para a transmissão de dados, exemplos disso são as operadoras de telefonia móvel, provedores de internet sem fio (wireless), entre outros, onde estes dados são criptografados e enviados em sequências binárias onde quem o recebe já possui interpretadores destes sinais. Isso mostra que o rádio está mais presente em nossas vidas do imaginemos que ele esteja.
NA VIDA PESSOAL
O rádio nos dias atuais é muito ignorado devido aos grandes avanços tecnológicos como TV, Computadores e Internet, mas em muitas regiões como a maioria dos vilarejos da região amazônica, é o principal, senão o único meio de receber a informação. Isso faz com que essas pessoas tenham um maior reconhecimento sobre a importância que o rádio tem como meio de comunicação. Analisando o rádio de um ponto de vista de segurança de Estado, seria o único meio de comunicação que continuaria funcionando imediatamente após uma grande catástrofe de um país como uma guerra.
TIPOS DE RÁDIO
Com o passar dos tempos, as rádios evoluíram tanto a ponto de se dividirem em subcategorias: Rádio Comercial, Rádio Educativa, Rádio de Música POP, Rádio de música Rock, Rádio de música Gospel... permitindo assim que as pessoas possam escolher a sintonia que mais lhe agrada ouvir, trazendo sempre informações relacionadas ao estilo da rádio que se escuta.
RÁDIO NA ESCOLA
Não muito distante da percepção da grande importância do rádio na transmissão da informação e ou do conhecimento, surge por si só uma nova metodologia de ensino, que viria a revolucionar a forma como o conhecimento é passado para as pessoas. Os programas realizados nos rádios logo implementam alguma forma de passar dicas de conhecimento para as pessoas em suas residências, dicas estas relacionadas à higiene e saúde, segurança no lar ou no trabalho, direitos e deveres de cidadão, entre outras que visam orientar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida evitando doenças, acidentes, escolhendo melhores os políticos (isso depois da lei que deu ao brasileiro a liberdade de expressão), etc. Assim foram as primeiras rádios escolares.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Após um certo “abandono” do rádio como um meio de transmissão do saber, políticas públicas voltaram a investir no rádio como uma excelente forma de educar. Isto aconteceu devido a uma reanálise deste meio, levando em conta que é um meio de comunicação tecnicamente de baixo custo financeiro. Projetos de lei foram criados com o intuito de implementar a rádio dentro da escola ou a rádio da escola dentro da comunidade. A ideia é sempre a de levar o verdadeiro conhecimento ao público de uma maneira geral, indistintamente, com uma informação organizada por profissionais da educação. Em algumas cidades de nosso país novas leis foram criadas, obrigando o uso do rádio como um dos principais meios de transmissão do saber, onde somente educadores, alunos ou pais de alunos podem fazer parte da equipe técnica e de redação da emissora.
SUA UTILIDADE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
No campo da educação, o rádio aparece como uma tecnologia inovadora e familiar, deixando os estudantes e educadores, sempre com aquele ar de quem recebe um parente que mora há anos em uma cidade distante. Entre uma notícia e outra divulgada no rádio, músicas também podem ser analisadas, levando os alunos a debaterem questões morais, direitos, deveres, questões sociais, econômicas, religiosas, sempre respeitando o direito de escolha que cada um faz para a sua vida. Poesias e peças teatrais, podem ser adaptadas para programas de rádio, para posteriormente serem analisadas com os alunos. Essas e muitas outras ideias podem ser implementadas neste aparelho de grande valia para a educação.
METODOLOGIAS DE ENSINO E PROJETOS DE RÁDIO
Diversas metodologias de ensino podem ser criadas a partir do rádio como ideia principal. Uma sugestão muito interessante é levar o profissional do rádio para ser entrevistado pela turma ou pela escola, isso afasta, de certa forma, o medo que algumas pessoas tem de trabalhar com rádio na educação, permitindo também que o aluno interaja diretamente com aquele que muitas vezes só se conhece a voz. A ideia do profissional do rádio na escola, materializa muitas vezes o sonho de muitas pessoas de se tornarem grandes transmissores de informação, ao verem que o radialista é uma pessoa normal, com mesmos desejos e sonhos de muitos que ali estão.
Projetos de implementação de rádios na escola devem ser elaborados pela direção, juntamente com os educadores de uma determinada escola, e levados aos políticos competentes, responsáveis pela realização destes projetos. Que este é um sistema de informação que funciona todo mundo já sabe, o que falta agora é por em prática tudo que se aprendendo ao longo da vida relacionado a esse tema.
INTERDICIPLINARIDADE
Diversos campos da educação podem ser trabalhados pelo rádio: interpretação de texto, redações, interpretação de músicas, criação de músicas, criação de poesias, pesquisa de campo, entrevistas, estudos e publicações sobre nossas origens na cidade, antepassados, história da escola, história da cidade, contos, lendas, idiomas podem ser praticados ao ouvir e traduzir músicas internacionais, dentre diversos outros assuntos.
EFEITOS POSITIVOS DO RÁDIO
O efeito misterioso que o rádio traz, desperta o ouvinte para a notícia, prendendo-o mais à informação, o que faz, muitas vezes, com que o barulho de uma mosca voando seja suficiente para irritá-lo durante a transmissão da informação. Além do mais, músicas também podem ser uma ótima forma de refletir sobre questões de nosso país, de nossa vida íntima, a música é capaz de levar alguém a ter lembranças de anos atrás, desligando-nos de todos os pensamentos e preocupações momentâneas, levando-nos a uma outra dimensão espacial, onde o tempo parece parar ao som da melodia de uma música.
EFEITOS NEGATIVOS DO MAL USO DO RÁDIO
Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao usar o rádio, um deles é a qualidade em que o som é transmitido bem como o volume. O som alto demais e com muitos ruídos causam uma certa pertubação psicológica, podendo até mesmo causar danos irrecuperáveis ao aparelho auditivo. Tudo isso deve ser levado em consideração nos projetos pedagógicos a serem aplicados. Salas próprias e equipamentos bem regulados e sintonizados devem ser configurados por profissionais da área, visando um melhor aproveitamento deste meio.
QUAL O PROBLEMA DO RÁDIO?
Com o rádio, não há absolutamente nada de errado, o problema está sempre na forma como ele deve ser usado e do que dele será interpretado. O cuidado é de estar sempre transmitindo a informação verdadeira, de forma atrativa, agradável, sem distorções dos assuntos. Implementar atividades não significa banalizar o rádio, tudo deve ser previamente elaborado e analisado pelos profissionais da educação visando sempre apresentar soluções para uma melhor qualidade de vida a todos, afinal, é pra isso que estudamos.
Talvez a falta de preparação dos educadores em lidar com o equipamento rádio fosse o problema se não nos dispuséssemos hoje de tanta informação gratuita na Internet, canais educativos, fica evidente que o problema real está no interesse em “aprender para passar”, porque, como diz o atual presidente “nunca antes na história desse país” a informação esteve tão disponível como hoje está. Algumas dicas sobre o manuseio do equipamento podem agilizar o processo de ensino-aprendizagem através do rádio, mas isso não faz do rádio um equipamento complicado de se usar.
As universidades nacionais já desenvolvem projetos como o curso de pós-graduação em “mídias na educação” visando a organização e aplicação de todas estas ideias poucas exploradas pela falta de informação e interesse dos educadores em aproveitar um meio tão rico em metodologias de ensino.
Fica claro através do módulo de rádio, que a grande questão da educação atual é como revisar os nossos conceitos como educadores, nossas metodologias e conteúdos, como aplicar todo conhecimento adquirido ao longo dos anos como educadores através de meios mais atrativos como o rádio.
A educação só se faz com compromisso, dedicação e determinação. As tecnologias só são meios mais atrativos de disponibilizar a informação, o saber. Devemos parar de nos darmos um leve “verniz de conhecimento” e rever nossos conceitos sobre educar, desenvolvendo projetos pedagógicos mais modernos para uma melhor qualidade da educação e formação do nosso país.
EM ANEXO, UMA ENTREVISTA REALIZADA COM UM RADIALISTA PROFISSIONAL DA RÁDIO FM CIDADE DE MACARANI – REDE TRANSAMÉRICA, 93,1 Mhz
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO – 2010
ALUNO: Luiz Artur Meira Moura
TUTOR: Maria das Graças Ferreira Telles
ENTREVISTA COM UM RADIALISTA PROFISSIONAL
Macarani, 15 de abril de 2010.
Entrevistador: Luiz Artur Meira Moura
Entrevistado: Antônio Araújo Santana
Bom dia Antônio Araújo, primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade que nos concedeu nos dando essa entrevista e dizer que como educador e cidadão macaraniense, reconheço a importância do seu trabalho na transmissão da informação em nosso município. Sou pós-graduando em mídias na educação pela UESB, e estamos realizando um trabalho sobre a importância do meio "rádio" na transmissão da informação. há muitos pontos de vista sobre o uso deste meio, e nada mais interessante do que saber o ponto de vista de alguém que trabalha com o rádio todos os dias.
1 - HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TRABALHA COM O RÁDIO? COMO FOI O SEU PRIMEIRO CONTATO COM O RÁDIO? COMO INICIOU SUA CARREIRA COMO JORNALISTA?
R: Olá Luiz Artur e leitores dessa matéria. Para mim é um prazer falar um pouco para vocês dessa profissão maravilhosa que é ser rádio jornalista, e que para mim é toda a minha vida. Comecei no rádio aos 22 anos, fui levado para a Rádio Jornal de Itapetinga pelo locutor e noticiarista, Gideon Batista, para um teste de redação e reportagem externa na emissora que tinha como editor de jornalismo o radio jornalista, Pedro Augusto Benevides Machado e a jornalista, Eliene Portela (hoje redatora chefe do Jornal Dimensão) como redatora. De lá para cá já se passaram 24 anos em que estou na comunicação radiofônica.
2 - O QUE É O RÁDIO PARA VOCÊ?
R: O rádio para mim é tudo! Principalmente minha realização profissional, sou daquelas pessoas que amam o que fazem e por isso procuro fazer o meu trabalho com máximo de perfeição e profissionalismo.
3 - QUAL A MELHOR MANEIRA DE USAR O RÁDIO PARA TRANSMITIR A INFORMAÇÃO?
R: É pensar o rádio não como instrumento de promoção pessoal e político, mas utilizá-lo como instrumento de promoção social, de divulgação de ideias para transformação da sociedade e da comunidade para um mundo melhor ajudando as pessoas a formarem suas próprias opiniões e mudarem conceitos à partir da eliminação dos preconceitos sejam eles sociais, políticos, sociais, sexuais e raciais.
4 - QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO JORNALISMO PELO RÁDIO?
R: Neste aspecto como rádio jornalista suspeito de falar, para mim o rádio não tem pontos negativos, mas é claro que outros meios de comunicação têm um grande fator de impacto que é a imagem. Mas nenhum outro veículo tem o imediatismo do rádio na comunicação e tanta penetração social. Brasileiro não vive sem rádio.
5 - QUAL DEVE SER A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO RADIALISTA COM OS OUVINTES?
R: Toda a preocupação do radialista tem que ser com a forma com que irá agradar o ouvinte. Desde o momento em que ele se propõe a dar uma informação, tocar uma música ou simplesmente mandar um alô para alguém, ele precisa se colocar no lugar do ouvinte e pensar se é aquilo que ele gostaria de ouvir do outro lado. O ouvinte é sempre a meta principal do comunicador de rádio.
6 - O QUE PODE SER MELHORADO NAS EMISSORAS DE RÁDIO DE NOSSO PAÍS?
R: A liberdade de trabalho principalmente no interior onde as rádios estão concentras nas mãos de políticos que abrem mão da liberdade de expressão em prol dos interesses pessoais, isso atrapalha muito os profissionais sérios do rádio que acabam sendo prejudicados porque ou se submetem a censura dos políticos ou ficam fora do mercado de trabalho.
7 - DO PONTO DE VISTA DO OUVINTE, QUAL O TIPO DE INFORMAÇÃO É MAIS IMPACTANTE?
R: Essa é uma resposta difícil. Informação é o momento, é o agora e qualquer fato novo pode ser impactante, mas infelizmente as tragédias e notícias criminais causam mais impacto.
8 - HÁ UM MAU ENTENDIMENTO DA PARTE DOS OUVINTES ENTRE O JORNALISTA ANTÔNIO ARAÚJO E O CIDADÃO ANTÔNIO ARAÚJO?
R: Como em qualquer atividade onde o profissional tende a influenciar na formação de opinião, a vida pública e privada as vezes se misturam e algumas atitudes do profissional podem ser questionadas na vida púbica do cidadão.
9 - DE QUE FORMA VOCÊ ACHA QUE O RÁDIO PODERIA SER USADO NAS SALAS DE AULA DO NOSSO MUNICÍPIO?
R: Acho que as escolas poderiam incentivar os alunos a conhecerem o rádio, levá-los as emissoras para ver como funcionam e levar os comunicadores para ministrar palestras a fim de mostrar que o rádio não só mais um veículo de audição musical e sim um veículo de promoção social.
ASSIM COMO VOCÊ FAZ PARA OS SEUS CONVIDADOS APÓS SUAS ENTREVISTAS, DEIXO O NOSSO ESPAÇO ABERTO PARA QUE VOCÊ POSSA EXPOR SEUS AGRADECIMENTOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE ALGO QUE VOCÊ CONSIDERE IMPORTANTE E QUE NÃO FOI ABORDADO NESSA ENTREVISTA. MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA SUA PARTICIPAÇÃO.
R: Eu agradeço a oportunidade, não é todo dia que encontramos espaço para falar de nós mesmos. Achei as perguntas muito interessantes e pertinentes, desejo muito sucesso na sua prós-graduação e me coloco a disposição todas e]vezes em que for requisitado por você meu jovem amigo.
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