quarta-feira, 28 de abril de 2010

A rotina de um NTE: Itaperuna conectada ao conhecimento



Robson Garcia Freire

O expediente começa mesmo acelerado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Itaperuna. Sob a coordenação de Robson Freire, existe uma equipe de primeira dando duro para inserir, de uma vez por todas, a tecnologia na rotina de professores e alunos da rede estadual de ensino. São cursos de capacitação de professores, jogos e blogs educativos, softwares lançados, recursos que podem ser incorporados às aulas, enfim, o século XXI em rede a serviço da Educação.


A missão é árdua e exige muita competência e suor. (Aqui entre nós, nada que o pessoal bem afinado de Itaperuna, ávido por multiplicar conhecimento, não tire de letra... Mas, tudo bem. Prossigamos.) A labuta diária desses grandes realizadores em tecnologia e educação é considerável: se estende das 8h às 21h30 e não para de aumentar.


Segundo Robson, que assumiu a coordenação do NTE este ano, mas já integrava o núcleo desde sua formação, em 1997, nunca houve um incentivo tão grande por parte Estado quanto o efetuado pela atual gestão. 


“Vi os NTEs crescerem, ganharem prestígio e também enfrentarem momentos delicados. Hoje, podemos constatar um grande avanço. Com a gestão da Secretária Tereza Porto, responsável pela distribuição de notebooks para os professores regentes da rede, recebemos uma verdadeira demanda por capacitação jamais vista, já que o acesso à tecnologia era pouco democrático”, avalia o professor, que também coordena o blog Caldeirão de Ideias, agraciado com o Prêmio Best Blogs Brasil 2008, na categoria Melhor Blog Corporativo, e com o TOP BLOG 2009 na categoria Tecnologia, no segmento Corporativo pela Votação Popular.


Pois bem, parece mesmo que o governo passou a enxergar a tecnologia como aliada da Educação, dando à recente engrenagem uma maior visibilidade. Também os professores mudaram o seu comportamento de resistência e já aderem à informática não como concorrente, mas como motriz do processo pedagógico. Daí a necessidade de capacitação... O que resta ao NTE, portanto, é corresponder à nova conjuntura. E mãos à obra.


Dentro de um NTE, o trabalho não para mesmo. Tem sempre um professor querendo aprender. Tem sempre uma equipe inteira pronta para atender à demanda da rede estadual. Além de contar com a parceria de coordenadorias que divulgam os cursos de capacitação nas escolas, os NTEs realizam visitas e reuniões pedagógicas para diagnosticar as necessidades e traçar estratégias na medida de cada unidade escolar. O segredo do sucesso educacional, de acordo com o coordenador de Itaperuna, está mesmo na coletividade.


“Nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos. Eu errei, nós erramos. Eu ganhei, nós ganhamos. Tenho uma equipe fantástica funcionando em perfeita harmonia. Os profissionais são realmente top de linha e representam o que há de melhor em tecnologia. Como educador, minha missão é divulgar o conhecimento”, completa Robson.

fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=2578

Nenhum comentário:

Postar um comentário