Por Sandro Guidalli
O Brasil precisa formar tecnólogos para enfrentar os desafios da próxima década, resumiu nesta quarta o professor e executivo Carlos Alberto Júlio, um dos mais conhecidos palestrantes sobre trabalho e emprego do país.
Para ele, a próxima década será marcada pelas grandes obras de infraestrutura para as quais as empresas necessitarão de trabalhadores qualificados. “Eu acredito que precisamos focar na capacitação de algo em torno de 30 milhões de brasileiros. Passaremos por um tsunami, a grande onda da infraestrutura. Alguns surfarão nela, outros serão arrastados”, afirmou ele em palestra na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados.
Ao Blog, Júlio disse que o poder público e a iniciativa privada precisarão investir em cursos técnicos a fim de suportar a demanda das empresas por jovens qualificados. “Estamos vivendo um momento ímpar. A década de 10 é a década da infraestrutura e isso ginifica que está tudo por fazer. Nós temos estabilidade econômica, temos reservas, total estabilidade institucional, somos um país respeitado e o capital que chegar será colocado nas estradas, nos portos, nos estádios de futebol na geração de energia. E aí precisaremos de engenheiros, de talentos, de inovadores, de ciência”, avaliou o professor pós-graduado na London School Business.
Segundo ele “a prosperidade vindoura quer dizer muito trabalho pela frente. Por isso a ênfase deve ser na capacitação do trabalhador, prioridade total de educação e formação”, afirmou.
Leia mais sobre Carlos Alberto Júlio aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário